Tactical Leadership Programme
Em 1996, a Base Aérea 5 assumiu-se como host base para um destacamento multinacional do Tactical Leadership Programme (TLP), tendo contado com a participação dos F-16 da Esquadra 201.
O programa TLP, consiste num curso tático, que visa melhorar as capacidades de liderança em voo, dos pilotos de aeronaves de caça.
Este curso é caracterizado por uma fase teórica, que encontra reflexo na fase prática, com a realização de voos táticos, em COMAO (Composite Air Operations), construídos para fazer face a diversos cenários operacionais muito específicos.
Este programa é reconhecido pela NATO, sendo gerido e executado de acordo com os standards da Aliança, uma vez que procura promover e suportar a operação em ambiente conjunto e combinado, de forma segura e eficaz.
Através da participação neste programa, a FA procura melhorar as capacidades de liderança e táticas de pilotos e equipas de apoio, da Força Aérea Portuguesa, ao mesmo tempo que consolida, perante a comunidade internacional, a imagem de uma Força Aérea moderna e eficiente, destacando a importância da formação avançada e da cooperação internacional.
Desde então a FA participou em diversos cursos do TLP, quer com tripulações de F-16, quer com elementos de apoio à missão na área específica de Informações (Intelligence). Como reflexo do reconhecimento do valor e mais-valia para as tripulações nacionais deste programa, está em curso a adesão de Portugal, como membro permanente do TLP.