Pilot Exchange
As Esquadras 201 e 301 têm, desde o início do programa F-16 em Portugal, mantido intercâmbios de pilotos com nações amigas e aliadas. O programa de intercâmbio de pilotos no F-16 iniciou-se em janeiro de 2000 com o Capitão Piloto-Aviador António Ideias a ter sido integrado na 10th Wing, na Base Aérea de Kleine-Brogel, Bélgica.
Dois anos mais tarde, em junho de 2002, o Major Piloto-Aviador Carlos Marques foi colocado na Base Aérea de Luke, da Força Aérea Americana, no Arizona, estendendo o intercâmbio de pilotos aos Estados Unidos da América. Da mesma forma, Portugal recebeu pilotos das congéneres Americana e Belga, como forma de reciprocar este intercâmbio de experiências e conhecimentos.
Na sua essência, este projeto valida e consolida a interoperabilidade das aeronaves e tripulações nacionais, uma vez que asseguram, desta forma, que os modos de operação nacionais (standards) são compatíveis com os destes aliados, condição essencial quando se tem como missão participar em operações em ambiente multinacional.