Destacamentos
A capacidade de destacar, como uma força operacional, para qualquer Area of Operations (AOR), seja na Área de Responsabilidade nacional, seja ao abrigo dos acordos de Segurança Cooperativa (NATO/EU), está presente na missão dos F-16 nacionais desde o início da sua operação em Portugal.
Desta forma, os destacamentos, sejam em treino ou como parte de uma Força Nacional Destacada (FND) em missão, fazem parte da genética da operação dos F-16 nacionais.
Ao longo dos últimos 30 anos de operação várias foram as situações em que os F-16 nacionais destacaram, e operaram, a partir de outras unidades base, quer em território nacional quer no estrangeiro, em ambiente de treino ou em missão real.
Os F-16 portugueses efetuaram os primeiros destacamentos internacionais em 1995, um ano após a chegada a território nacional, marcando presença no exercício Central Enterprise 95, que foi também a primeira participação num evento da NATO, em território estrangeiro, para os F-16 portugueses.
O primeiro destacamento, para uma missão operacional, viria a acontecer em 1998, como parte da Operação Determined Falcon - um precursor para o que viria a ser a Operação Allied Force, um ano mais tarde, enquadrada na resposta Aliada ao conflito armado no Kosovo.