O Início da Operação
Em 1994, o início das operações com o F-16 ficou marcado com a ativação da Esquadra 201 "Falcões", sob o Comando do Major Piloto-Aviador Alves Francisco, seu primeiro comandante.
Nesta fase, a Esquadra contava com os 6 pilotos formados nos EUA, com um piloto da USAF em intercâmbio (Pilot Exchange) e o primeiro grupo de 6 pilotos nacionais em curso, em território nacional.
Sob o comando do Major Alves Francisco, a Esquadra 201 assumiu o compromisso de formar novos pilotos, enquanto desenvolvia toda a documentação essencial para suportar a operação de uma unidade operacional desta natureza - syllabus, Standard Operating Procedures, Manuais de Táticas de Operação, entre outros, muitos dos quais, ainda hoje, presentes no dia a dia das unidades de F-16 nacionais.
Este momento histórico evidenciou, mais uma vez, o compromisso inabalável com a excelência operacional, prontidão e eficácia na operação do avião F-16.
A reativação dos "Falcões", agora com a nomenclatura de "Esquadra 201", representou uma conquista operacional, mas também um marco de orgulho nacional na modernização e eficácia das capacidades aéreas portuguesas, o que se refletiu numa clara afirmação de soberania e da capacidade de defesa do espaço aéreo nacional.