Primeira Esquadra MLU
A 25 de novembro de 2005, na BA5, era formada a primeira Esquadra de F-16 MLU da Força Aérea Portuguesa. A Esquadra 301 Jaguares, até então a voar o Alpha-Jet, na Base Aérea Nº11, e antes disso o saudoso "Fiat G-91 Gina", após movimentação para a BA5, assumia-se como a primeira esquadra nacional equipada com F-16 MLU.
A operação do F-16 MLU iniciou-se em fevereiro de 2003 com a criação de um "núcleo F-16 MLU". Esse núcleo inicial de pilotos preparou a introdução desta nova aeronave na Força Aérea, tendo cessado a sua atividade quando a nova Esquadra 301 assumiu essa responsabilidade. Os Jaguares iniciaram esta nova era com oito pilotos e, à data, três aeronaves modificadas para a versão MLU: os números de cauda 15133, 15139 e 15121.
O Despacho nº 51/05/A do CEMFA de 11 de novembro determina que a nova Esquadra de F-16, desta feita a operar com aeronaves na configuração MLU, teria como missão atribuída a execução de operações de Defesa Aérea e Ataque Convencional, em quaisquer condições meteorológicas e de luminosidade.