Desenvolvimento das M-Series e S-Series
A versão MLU do F-16 tem mantido uma evolução constante desde o momento da sua criação até aos dias de hoje. O desenvolvimento das capacidades operacionais dos F-16 nacionais inclui novas versões de software, sendo que nalguns casos existe também a modernização ou substituição de equipamentos da aeronave (hardware).
Abrir noutra janela
A cada evolução é dado uma designação alfanumérica, sendo que à data existem duas séries, a M (de modernização) e a S (de sustentação), que se distinguem ainda pela entidade responsável pela sua elaboração (as "M - series" desenvolvida pela Lockheed Martin e as "S - series" desenvolvidas pela USAF).
A versão inicial dos F-16 MLU portugueses foi a M2, sendo que presentemente se encontra em fase de desenvolvimento e teste a versão S3.25, que será implementada já no decorrer do ano 2025.
Esta constante modernização das capacidades operacionais dos F-16, que se reflete em melhorias ao nível da letalidade, sobrevivência e conectividade com outras plataformas (incluindo as de 5ª geração), é singular do fórum MNFP, fazendo com que os caças F-16 nacionais tenham acesso à tecnologia mais avançada que os seus sensores e equipamentos conseguem processar.
O programa MLU, como conceptualizado pelos EUA, visa otimizar a utilização de uma aeronave, explorando a totalidade do seu ciclo de vida, mantendo-a sempre operacionalmente e militarmente relevante e capaz até ao seu fim de operação (phase out).