NATO Evaluation
O programa TACEVAL da NATO consiste numa avaliação de cariz tático e operacional, com elevado grau de exigência, que procura avaliar as capacidades operacionais de uma unidade, face aos standards definidos pela Aliança. Passar numa avaliação desta natureza é garante de capacidade tática e operacional de acordo com os requisitos da NATO.
Os F-16 nacionais foram avaliados neste programa por duas vezes em 2003 e 2011, tendo ambos os eventos sido realizados na Base Aérea de Ovar, consubstanciando operação em ambiente destacado, e com elevado grau de sucesso.
Em 2013 o International Board for Auditors for Nato (IBAN), redefiniu o conceito de avaliação das Forças atribuídas à Organização, pelo que em 2021, 2022 e 2023 a capacidade operacional dos F-16 nacionais voltou a ser avaliada pela NATO, com o mesmo grau de sucesso, porquanto desta forma num modelo modular, mas ainda assim, com o mesmo enfoque na área Operacional, Logística e de Segurança.
Estes eventos representaram oportunidades cruciais para testar e aprimorar as capacidades operacionais das aeronaves e tripulações portuguesas, demonstrando a capacidade de prontidão para combate, e de interoperabilidade com outras forças no âmbito dos compromissos NATO.