Peace Atlantis I
A aquisição das primeiras 20 aeronaves F-16 A/B, Block15, aconteceu ao abrigo de um programa, entre o governo português e o governo americano, referido como Peace Atlantis I (PAI), deixando, desde logo, a abertura para futuros programas desta natureza, como viria a acontecer, menos de uma década mais tarde, com o Peace Atlantis II (que refletiu a aquisição do segundo grupo de aeronaves F-16).
O programa PAI era constituído não só pelas 20 aeronaves F-16 (17 na configuração monolugar e 3 na configuração bilugar, para treino), mas também por todo o equipamento necessário para manter e operar o F-16.
Adicionalmente, o programa incluía também todo o conjunto de apoio - em treino e formação, quer nos EUA, para o conjunto de militares (pilotos e mecânicos) que constituíram a capacidade inicial de F-16 em Portugal, quer com a presença, durante os primeiros anos de operação, de uma equipa de mecânicos e engenheiros, na BA5 (referido como On Site Support - OSS), que davam acompanhamento próximo à gestão e manutenção, da frota, na forma de mentoria e tutoria.
Também a operação das aeronaves em voo contou com a presença, em permanência, de um piloto instrutor americano, referido como Pilot Exchange.