Fighter Weapons Instructor Training
O curso Fighter Weapons Instructor Training (FWIT) é um programa de formação avançada, para pilotos operacionais de F-16, conduzido pela Força Aérea dos Países Baixos, sendo realizado geralmente a cada dois anos. A partir de 2021, o nome FWIT foi alterado para Weapons Instructor Course (WIC) devido à inclusão do F-35 e de outros meios, não F-16, no programa. Este é um curso que se destina a pilotos de caça experientes, selecionados para se tornarem instrutores táticos avançados, nas suas Unidades de origem.
A formação é intensiva e foca no aprimorar das habilidades táticas, e capacidades de combate dos pilotos mas, fundamentalmente, no desenvolvimento da capacidade de liderança. Os pilotos instrutores com esta formação são responsáveis pelo treino e uniformização, em termos de táticas e procedimentos operacionais, dos restantes pilotos operacionais nas esquadras de F-16 nacionais.
Portugal participou em 1998, pela primeira vez, com um piloto como observador e apenas na fase académica, sendo que o primeiro Curso completo foi concluído em 2004. Até hoje todos os 10 pilotos participantes concluíram o FWIT com sucesso. O primeiro foi graduado em 2004 e o segundo em 2008, em 2010 participaram e concluíram com sucesso 2 pilotos nacionais assim como em 2014, 2017 e 2019, data da última participação de pilotos nacionais.