![ESTRUTURA DE TRANSFORMAÇÃO DE MOTORES](/img/imagensPaineis/etMotores_img1.png)
![ESTRUTURA DE TRANSFORMAÇÃO DE MOTORES](/img/imagensPaineis/etMotores_img2.png)
![ESTRUTURA DE TRANSFORMAÇÃO DE MOTORES](/img/imagensPaineis/etMotores_img3.png)
Estrutura de Transformação de Motores
Com o intuito de transformar os 25 motores adquiridos para equipar a segunda Esquadra F-16 no âmbito do programa Peace Atlantis II, foi criada, em 2000, a Estrutura de Transformação de Motores (ETM), na BA5.
![ESTRUTURA DE TRANSFORMAÇÃO DE MOTORES](/img/imagensPaineis/etMotores_patch.png)
Foi selecionado um grupo de militares para frequentar a formação neste campo, tendo-se adquirido as ferramentas e equipamentos necessários para que, na Base Aérea Nº5, fosse possível efetuar a transformação de motores F100-PW-200C no modelo de controlo digital F100-PW-220E.
![ESTRUTURA DE TRANSFORMAÇÃO DE MOTORES](/img/imagensPaineis/etMotores_patch2.png)
A Força Aérea Portuguesa foi, à época, o único operador militar a realizar tal feito numa Base Aérea, lado a lado com os trabalhos de sustentação.
O conhecimento adquirido que permitiu transformar os motores nesse projeto, foi capitalizado nas ações de sustentação futuras, poupando à Força Aérea vários milhões de euros até aos dias de hoje.
![ESTRUTURA DE TRANSFORMAÇÃO DE MOTORES](/img/imagensPaineis/etMotores_patch.png)
![ESTRUTURA DE TRANSFORMAÇÃO DE MOTORES](/img/imagensPaineis/etMotores_patch2.png)